NOSSOS NÚMEROS

Em Apenas 44 segundos…

Nossos Números

Como todos dizem: os números não mentem!

Por isso quero que você assista a este vídeo, de apenas 44 segundos e muita verdade:

Todos os dias recebo empresários e empresas em busca de assessoria para a venda de seus negócios. Quando chegam eles manifestam e se diferenciam por suas crenças. São crenças inacreditáveis. Uns acreditam que a venda de uma empresa é um trabalho e estão dispostos a trabalhar. Outros,acreditam que existe uma população de investidores disputando “à tapa” para comprarem uma empresa, mais precisamente e exatamente a empresa que eles querem vender.

A maioria não quer propriamente vender a sua empresa: quer contratar serviço, serviço de consultoria. É incrível, mas é verdade: empresários falam “quero vender a minha empresa”, mas pensam “quero contratar serviços de consultoria, receber avaliações vistosas, coloridas, cheias de gráficos e tabelas, análises das mais complexas que digam algo que quero ouvir, algo que pago para que me fale nas mais variadas línguas apenas e tão somente o que quero ouvir: “que minha empresa vale uma fortuna!”

drnegociacao1

Atuando neste mercado, publicamos um livro que pode lhe ajudar, se o seu objetivo é vender a sua empresa e não apenas contratar mais uma consultoria.

É sério, assisto à cena a todos os dias: empresários dizem querer vender a sua empresa mas na prática querem apenas contratar uma avaliação que avalie os seus próprios egos.

E existe um mercado vendendo este tipo de coisa, como de resto existe um mercado vendendo de tudo…. menos vendendo empresas.

Querem um exemplo prático?

Ontem recebi um email-marketing de um seminário. O nome diz tudo:

“COMO VENDER A SUA EMPRESA POR UM PREÇO 20% MAIOR QUE O DO MERCADO”

Precisa dizer mais alguma coisa?

Isto não é tema de seminário, é música, música que fala exatamente o que o empresário quer ouvir.

E senhores de 50 anos compram este tipo de coisa. Compram dizendo: “quero vender a minha empresa” e terminam por comprar uma avaliação da própria empresa e mais uma consultoria de como vender a sua empresa…. É impressionante, mas, repito, é verdade. Penso que os maiores aliados dos vendedores deste tipo de serviço são o stress do empresário, o ego, a vaidade, uma total incompreensão quanto ao mundo real que os cerca: o mercado!

Bom, não podemos condenar este tipo de consultoria, afinal as avaliações são coloridas, capa dura, funcionam como um momento de massagem mental proporcionando uma leitura dinâmica de elogios que enaltecem os valores da empresa, suas qualidades incomparáveis e, sobretudo, o seu valor.

Assim, entorpecido e feliz, leva o camalhaço para casa, coloca ao lado da cabeceira no fim de semana e reafirma sua suma sabedoria no mercado doméstico. Da cabeceira da cama a avaliação sobrenatural migra para a mesa da sala do empresário: livro grosso, imponente, disponível para mostrar a quem vem visitar a empresa, ali passa o mês, o semestre e migra para uma gaveta da própria escrivaninha. No ano seguinte, quando chegar janeiro, quando chegar a hora de dar uma limpada na mesa, nas gavetas, vai para uma caixa do arquivo morto… mas antes, antes de ser encaixotado, o empresário dá uma última olhada ao exemplar suntuoso, suspira e lá no íntimo se parabeniza por ter fundado e estar dirigindo uma empresa que a avaliação diz que vale e vale muito, talvez 20% a mais do que o mercado imagina.

De novo só uma conta nova para pagar: a da consultoria!

Related Posts with Thumbnails
  1. janeiro 19th, 2009 at 19:37 | #1

    Olá tudo bem, antes de mais nada gostei do site e espero prosperidade, minha duvida e como tornar minha empresa uma SA e vender minha ações na bolsa de valores, será isso possivel para um pequeno empresario, estamos no inicio das atividades e desenvolvemos API para vc encrementar seu site com agendas, calendarios e outros serviços server side, além da unica busca organica do mercado brasileiro, gstaria de sua opnião

    Ah tem vc na busca

  2. janeiro 21st, 2009 at 18:08 | #2

    Flávio, antes de responder à sua pergunta deixa uma para você: “O que é BUSCA ORGÂNICA”? Conte para nossos leitores o que se trata tal mecanismo único.
    No que diz respeito à abertura de capital e posterior lançamento de ações em bolsa (o IPO), não é um procedimento exclusivo para empresas que ultrapassaram a fronteira do PME (Pequenas e Médias Empresas), mas, face aos custos envolvidos na operação, na minha opinião, não é um ambiente propício para a empresas situadas nesta que é a maior faixa do universo empresarial brasileiro. Assim, o mais aconselhável é a busca de investidores particulares, para investimento direto: os anjos, que andam às soltas. E para capturar o interesse de tais investidores tanto faz se tratamos de uma Ltda ou uma S/A (uma empresa pode se converter em uma S/A sem abrir o capita, no caso uma Sociedade Anônima de capital fechado, mais adequada para as PME’s), o que os Anjos Investidores procuram é um negócio inovador e sobretudo promissor. Você parece que começou bem neste aspecto: busca orgânica. Conta para nós Flávio, o que é a “Busca Orgânica”?

  3. karlus ney
    fevereiro 12th, 2009 at 16:23 | #3

    quero vender uma empresa no ramo de construção civil com 29 anos de idade, esta parada quero passar a minha inscrição.
    31-34573740

  4. L B
    março 20th, 2009 at 14:35 | #4

    Boa tarde, estou nessa situação que li a pouco, quero vender as minhas empresas, mas gostaria de saber se elas valem mais do que eu imagino e gostaria de ter mais contato com vcs pra tirar as dúvidas que tenho e quem sabe vender as minhas empresas.

    Abço

    L B

  5. março 20th, 2009 at 18:21 | #5

    LB,
    Podemos lhe ajudar nesta busca de certeza. O problema é recorrente, estimou com excesso de otimismo ou movido pelo pessimismo… calibrar é tirar o óculos rosa e fundamentar o preço em termos que atenda não só ao ego do dono, do fundador, da comunidade de opinadores sempre presente em todos os negócios, mas fudamentalmente que atenda às expectativas do mercado, tem que combinar com o mercado que, afinal, será quem preencherá o cheque. Falsas expectativas produzem frustração de negócios e perda de oportunidade negocial.
    Nas sessões apresentadas em nossa unidade em Alphaville/São Paulo, você aprofundará na análise do tema. Você aprende com a gente e nós aprendemos com você:uma ótima troca, um negócio! Seja bem vindo.

  1. janeiro 7th, 2009 at 08:43 | #1
  2. janeiro 7th, 2009 at 08:53 | #2
  3. janeiro 30th, 2009 at 08:43 | #3
  4. fevereiro 15th, 2009 at 11:21 | #4